Resultados da minha R.A. e A.F.

Desafio Bethynha Fev/Mar

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Quinua, a Vedete da vez!


    Os benefícios da quinua são muitos: acelera o metabolismo, evita a produção excessiva de insulina e possui carboidratos de baixo índice glicêmico, que demora mais para ser transformado em açúcar pelo sangue. Além disso, limpa as artérias do coração e combate a anemia. Há quem diga que é bom também para melhorar a memória e a imunidade.
   O alimento também é considerado muito calórico! Cada 100 gramas correspondem em média 350 calorias. Por isso, coma de forma controlada! A quinua é isenta de glúten e pode ser recomendada para quem tem intolerância aos alimentos à base de trigo, cevada, centeio e aveia (doença celíaca). 
  Há uma grande diversidade de tipos de quinua, mas a mais conhecida é a chamada quinua real – tem grãos maiores e só cresce na Bolívia (até o momento). Há quem diga que a quinua real é considerada melhor. 
  Curiosidades: já fez parte de dieta de astronauta e já foi considerado alimento sagrado pelos incas. Os sábios incas notaram a importância desse alimento! A Academia de Ciências dos EUA considerou a quinua o melhor alimento de origem vegetal para o consumo humano. Por isso, muitos a chamam de “alimento completo”, que é rica em aminoácidos, carboidratos, fibras e sais minerais. A quinua pode ser encontrada na forma de grãos, flocos e farinha. Há cosméticos feitos de quinua que prometem até renovar a pele, como os da Bel Col, por exemplo.
  quinua em grão deve ser colocada em uma panela com água fervente e sal, deixar por quinze minutos. Proporção de duas xícaras de água para uma de quinua. Os grãos triplicarão de volume. Em seguida, peneirar e conservar em geladeira por até três dias. A quinua dessa maneira pode ser utilizada em cozidos, sopas, saladas, tortas, refogados ou como utilizaria grãos de trigo, fazendo quibe, por exemplo.
  quinua em flocos é usada como os flocos de aveia – em salada de frutas, vitaminas, iogurtes e até polvilhado em sopas. 
  quinua em farinha substitui a farinha de soja e pode ser usada na base de pão, macarrão, adicionadas à salada ou ao suco.
A embalagem industrial: 
Aqui, 500g sai a R$ 23,00. Eu tinha achado muito caro, mas vendo o preço na internet achei até 'no preço'!
Olha que receitinha massa, vou fazer semana que vem:
       
quinua 2Salada de quinua com frango
  • 1 xíc. (chá) de quinua crua em grãos
  • 2 xíc. (chá) de peito de frango cozido cortado em cubos
  • 1/2 xíc. (chá) de nozes picadas (Não vou usar)
  • 1/2 xíc. (chá) de uva passa preta ou branca
  • (mergulhe por 20 minutos em um pouco de água)
  • 2 col. (sopa) de shoyu light
  • 4 1 pitada de páprica (opcional)
  • folhas de alface americana e salsa para decorar
Modo de fazer: Normalmente se prepara igual a arroz. Na proporção de uma xícara de quinua para duas xícaras de água. Deixe esfriar. À parte, misture o frango, as nozes, a uva passa e o shoyu. Por último, junte a quinua e a páprica. Sirva dentro da alface e decore com a salsa.
Rendimento 4 porções.


Fiquei com água na boca... Caía bem no jantar de hoje!



Beijão!!!

4 comentários:

  1. humm interessante, já vi em mercados mas não sabia q tinha todo esse potencial... vamus nessa né, não custa tentar , quem sabe traz bons reultados
    gostei da receita da salada...

    ResponderExcluir
  2. Uau amiga, adorei aprendes os beneficios.
    Ai amiga seu blog é superrrrrr show.Amo
    Me divirto com você sabia, me da um animo tão grande, é verdade amiga, segunda-feira acaba minhas provas dia 07.02, tenho que começar a fazer caminhada mesmo viu to parada mais que tudo.
    Preciso começar a caminhar nem que seja 30 minutos com esse corpo amiga.
    to precisando mesmo de uma caminhada tenho um simulador suporta 120 kilos só.
    To com 119.300 né kkkkkkkkk e o medo de subir e cair, por isso to esperando amiga, chegar em uns 117 subir sem medo sabe, mas to querendo mesmo as 17 horas, montar esse simulador e começar a me exercitar com fé em Deus chego lá hein amiga.
    Beijokas amo vc

    ResponderExcluir
  3. Amiga do céu voce esta chique no ultimo kkk ate com abdominais, ai dona penelope toma vergonha na cara e bora mexer esse esqueleto kkkkkkk.
    Amiga eu tenho um mini trampolim sabe, conhecido como cama elastica, preciso ver qtos kilos aquilo la aguenta e começar dar uns pulinhos né uns 30 minutos da para derreter um bouco dessa gordura aqui kkkkkkkk ai Jesus kkkkkkkkk.
    E pega no meu pé mesmo amiga, que eu adoroooo e tb to de olho aqui em você.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  4. Oi minha amiga companheira, estou com saudades suas.
    Bom final de semana a voce e a sua familia
    beijokas

    ResponderExcluir