Resultados da minha R.A. e A.F.

Desafio Bethynha Fev/Mar

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Limão emagrece?

Essa semana foi muito corrida. Ontem, fiquei fora de casa o dia todo. Hoje saí pela manhã e só cheguei agora. Não gosto de ficar longe das minhas amigas! rsrsrs Fico doidinha pra chegar em casa e visitar a casinha de vocês!
Há alguns meses atrás, estava lendo sobre a dieta da Beyoncè, a Master Cleanse.
É cruel demais! Se resume em: suco de limão + melaço de cana + Pimenta Cayena! E SÓ ISSO!
Eu não tenho coragem de fazer! Tudo bem que eu esteja fazendo R.A. e não me permitindo comer algumas coisas... Mas 'assim também é demais também'! É tortura chinesa! rsrs
Eu fiquei imaginando: o por quê do limão. Bom, o melaço é pra dar energia, a pimenta é pra dilatar os vasos e ela também é termogênica... Mas e o limão???
Minha vó sempre mandava eu tomar um suco de limão com água morna, pela manhã, que "emagrecia".. Mas eu nunca tomava. Depois que eu ví a Master Cleanse, eu resolvi pesquisar. 

Essa fruta – barata e facílima de encontrar – ajuda, sim, a queimar as gordurinhas. Mas vá devagar com a dose. Três limões por dia são suficientes para você perder peso de maneira segura. Essa medida também aumenta a vitalidade e combate as ruguinhas precoces. Por Eliane Contreras
A antiga estratégia de beber o suco puro de vários limões, ainda em jejum, também é considerada pouco segura pela maioria dos nutricionistas. “Dependendo do organismo, a ingestão exagerada de limão pode agredir o estômago”, alerta a nutricionista Daniela Jobst. Mas não é por isso que você deve evitá-lo. Ao contrário, aposte nessa fruta para desintoxicar o organismo e se livrar das gordurinhas. É só não exagerar na dose. Consumir de duas a três unidades por dia – aliadas a uma dieta equilibrada – é suficiente para você perceber uma boa diferença na balança.
> Segredo da Fruta:  Pode-se dizer que é o ácido cítrico que dá ao limão os principais poderes emagrecedores. As frutas da mesma família, como a laranja e a mexerica, também carregam esse ácido. Mas o limão é campeão. E essa substância não é fraca. “O ácido cítrico tem ação adstringente, agindo como se fosse um detergente dissolvendo toxinas e gorduras”, afirma Daniela Jobst. 

O sabor azedo dá a ideia dessa fruta aumentar a acidez no organismo. Mas não é o que acontece: o limão tem ação alcalinizante (outro mérito do ácido cítrico) e, por isso, deixa o pH do sangue e de outros líquidos corporais menos ácidos. Isso favorece o funcionamento do metabolismo e do organismo como um todo, facilitando a perda e a manutenção do peso. Por ter ação antisséptica (de novo, por causa do ácido cítrico), ele ainda combate os microrganismos inimigos que provocam fermentação no estômago e no intestino. Ou seja, é um alimento que pode evitar o acúmulo de gases.
> Segundo a química Conceição Trucom, autora do livro "O Poder de Cura do Limão" (ed. Alaúdes), tem um leve efeito laxativo. Mais efeitos notáveis, o suco de limão tem 40 miligramas de vitamina C em 100 mililitros. Não é muito, em comparação à acerola e ao kiwi. Mesmo assim, é uma fruta com ótima ação antioxidante. Significa que é capaz de tirar de cena os radicais livres, aquelas moléculas que provocam o envelhecimento precoce. Mas, caso esteja pensando em engolir um suplemento no lugar do limão para manter a pele jovem, saiba que a troca nem sempre vale a pena. “O consumo de duas unidades diárias supera o poder de um comprimido efervescente de 500 miligramas de vitamina C. Isso acontece porque, na fruta, a vitamina está ativa e conta com o auxílio de cálcio, potássio e outros componentes que aumentam seu aproveitamento pelo organismo”, afirma Conceição Trucom. O mais surpreendente: o limão pode prevenir câncer, especialmente o de mama, segundo estudos do Departamento de Oncologia da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, realizados em cobaias. Mas, nesse caso, é imprescindível que você consuma a fruta inteira com a casca – parte do limão que concentra os óleos essenciais cítricos, como o d-limoneno. “Essa substância se mostrou capaz de inibir a proliferação das células alteradas”, comenta Daniela Jobst. A dosagem preventiva de d-limoneno, segundo Conceição, é o consumo mínimo diário de três limões com polpa e casca.
Taiti, Galego, Siciliano ou Cravo?

O limão-taiti é o mais fácil de ser encontrado de norte a sul do Brasil. Mas pode ser galego, cravo, siciliano... Esses e todos os outros tipos (são mais de 70) têm as mesmas propriedades nutricionais e terapêuticas. Portanto, prefira aquele que estiver em maior abundância, mais bonito e barato no momento. E, claro, consuma-o ainda fresco, muito bem lavado e todos os dias!
> Modo certo de usar: O suco deve ser feito com o limão fresco, se possível orgânico, e consumido imediatamente após o preparo. São cuidados que preservam as substâncias terapêuticas da fruta. Veja a maneira adequada de consumir para...
...emagrecer, desintoxicar e desinchar: Esprema um limão fresco num copo d’água, como se fosse uma limonada sem açúcar. Beba em jejum, 30 minutos (no máximo 15) antes do café da manhã para que a “faxina” não seja prejudicada por qualquer alimento sólido. Repita a receita de 10 a 15 minutos antes do almoço e do jantar. Por que sem açucar? Esse é um ingrediente com ação contrária a do limão: intoxica o organsimo, além de ser calórico. Mas se você já tentou e seu paladar não aceita nada muito azedo, acrescente à limonada de 10 a 15 gotas de lima-da-pérsia – é um pouco mais doce e também tem ação desintoxicante. De qualquer maneira, para perceber a diferença na cintura, você deve se comprometer em consumir o limão diluído diariamente até atingir o objetivo na balança. Além disso, crie o hábito de usá-lo para temperar salada, peixe, carne assada (tipo quibe) e lentilha cozida.

...ativar o sistema imunológico: Bata no liquidificador (ou passe na centrífuga) um limão fresco com casca (retire apenas o miolinho branco e as sementes) com um copo de água-de-coco (ou mineral), uma maçã e um punhado de broto de alfafa (ou salsinha). Beba no meio da manhã e no meio da tarde. A fruta e os vegetais agem em sinergia com o limão, aumentando o poder protetor e revitalizante do suco.
...diminuir os gases e estimular o intestino:  Dilua o suco fresco de um limão em um copo de água morna e beba ainda em jejum por uma semana. Por que água morna? Quanto mais próximo o alimento estiver da temperatura do corpo, menos trabalho o organismo tem de digeri-lo. E, nesse caso, o ideal é que todas as substâncias presentes na fruta sejam absorvidas. Se você usar o limão com a parte branca, aquela que fica na entrecasca, o suco também vai ter pectina. E essa fibra serve de alimento para as bactérias boas – fundamentais para manter o intestino saudável e pronto para absorver melhor os nutrientes dos alimentos.

Comprei 2 kg de limão Siciliano. Vou colocar em prática!!!

Um beijão!!!

13 comentários:

  1. Vc vai tomar o suco de limão junto com o de beringela? É muita coragem kkkk
    Depois conta se deu resultado.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Antes que pensem que eu sou doida...rsrsrs...vou explicar: Meu liquidificador tá pifadinho da silva e eu só tô tomando a 'água da berinjela'. Tem 2 dias q não tomo, passei os dias fora.
    Vou tomar o limão pela manhã e à tarde!
    Vou tentar continuar com a berinjela, ela já acabou e vou ter que compra mais! :D

    ResponderExcluir
  3. menina achei interessante essa materia do limão... eu tomo agua da beringela pela manhã, vou tentar experimentar o limão, e a receitinha de emagrecimento é maraaa, não tenho problemas de ser sem açucar kkkk

    ResponderExcluir
  4. amigaaa vc esqueceu de mandar seu peso..so disse que emagreceu..
    esta com 124kg agora???
    bjos e responde o qnto antes pra atualizar nossa tabelaa
    bjoss

    ResponderExcluir
  5. Amigaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa saudadessssssss to passando feito um flash aqui kkkkkkkkk.
    parabens minha flor lindaaaa, voce merece, eu estou megamente feliz por vocês, sua amiga que deu uma pisada no tomate ontem kkkkkkkkkkk fui no dentista depois do resultado das notas.
    acabei comendo uma empadinha de frango, e fora a copada de sorvete de massa, mas sou sou uma tonta mesmo kkkkkkkkk, ontem caiu um parafuso da minha cabeça só pode.
    amei voce ter eliminado 3 kilos, eu fiquei tão feliz amiga.
    foco nas nossas roupas do verão 2012 linderrimas e gatas kkkkkkkkk.
    E sobre as notas sua amiga aqui passou direto, sem recuperação graças a Deus tava com um medo d epegar recuperação em farmacologia kkkkk.
    vai rolar um sorteio no meu blog amiga, passa por la hein amo voce, to passando rapido porque to indo comprar uns remedios na farmacia.
    mais tarde volto aqui,
    beijokas

    ResponderExcluir
  6. Oi linda não deu para ler seu post, tô de saida para o trabalho e delá não consigo comentar aqui :(, então comento depois leio..rsrsrs dar para entender? kkkkkkkkkkkk
    Mas obribada por sua visita e o meu vestido eu ganhei...que máximo né? hehehe

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. oi, muito prazer em te conhecer, seja muito bem vinda ao meu humilde blog. (que e-mail vc tem hem? ri muito) volte quantas vezes quiser....tbem vou seguir seu blog.

    ResponderExcluir
  8. Tammy, amei a reportagem. Sabe q ultimamente eu só tenho encontrado o Taiti por aqui, q não gosto muito. Eu adoro é o limão cravo, dele eu tomo horrores kkkkkk
    Amo vir aqui

    bj bj bj

    ResponderExcluir
  9. Oi Tammy...vim aqui conhecer seu cantinho e adorei!!!
    E adorei tb suas dicas!! Ja comecei a tomar o suco de beringela!!:D
    Bjos querida

    ResponderExcluir
  10. amiga do meu coração sabe que amo limao no meu sitio tem desse rosinha ai, que falam que é medicinal uma delicia uma boa limonada dele.
    saudades suas amiga.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  11. OI Tammy,
    vim agradecer a visita e pedir desculpas pela demora!
    tô enrolada no trampo, mas logo logo alivio.
    Obrigada pela força na hidro! Tá sendo bem legal.
    Tô te seguindo. Ainda não te conhecia!
    bjão.

    ResponderExcluir
  12. Oi Tammy!

    Saudades linda, ótima semana para você!

    Bjos

    ResponderExcluir