Resultados da minha R.A. e A.F.

Desafio Bethynha Fev/Mar

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Como Funciona o suco e a água da berinjela/beringela

Olha o que eu achei na net: 

A berinjela é um vegetal com alto teor de água, baixo teor de proteínas e rica em fibras, sais minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio) e vitaminas (A, B1, B2, niacina e vitamina C), saponinas, compostos fenólicos, flavonóides e glicoalcalóides. Sua combinação de elementos nutricionais tem a capacidade de:
  • Produzir efeito hipoglicêmico (recomendável para quem tem diabetes);
  • Diminuir o colesterol plasmático;
  • Combater à aterosclerose;
  • Ação vasodilatadora e efeito diurético (ideal para quem sofre de hipertensão).
  • Combate os efeitos prejudiciais dos alimentos gordurosos no sangue, com suas propriedades antibacterianas e diuréticas.
Colesterol na mira: Em razão do alto teor de fibras solúveis, a berinjela é uma das armas para combater o colesterol. Isso porque tais fibras aderem aos sais biliares no intestino, seqüestram-nos e os levam para fora do organismo por meio das fezes. Assim, o fígado é induzido a queimar colesterol para produzir mais bile, o que reduz suaquantidade no plasma sanguíneo.
Calor que queima nutrientes
Geralmente, a berinjela é preparada assada, frita ou grelhada. À milanesa, picada e com molho picante, recheada, em suco, em omeletes, enfim, a lista é grande e mostra o quanto sua versatilidade na cozinha pode ser deliciosa. Mas é bom ressaltar que seu cozimento pode causar algumas perdas importantes, dependendo do tempo, da maneira como é preparada e do calor envolvido. Tais perdas podem ser:
 Fósforo: de 15% a 45%
 Cálcio: de 10% a 30%
 Vitamina C: de 5% a 20%
 Vitamina B1: de 5% a 25%
 Ferro: de 20% a 50%
Para não desperdiçar as propriedades nutritivas da berinjela, é aconselhável prepará-la em temperaturas moderadas e com pouca quantidade de água.

COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL*
1 berinjela (150 g)
Energia:
30 kcal
Proteína:
1,80 g
Carboidrato:
6,60 g
Lipídeos:
0,15 g
Fibra:
4,35 g
Potássio:
307,5 mg
Fósforo:
30 mg

*FONTE: MARIA GANDINI, DA RG NUTRI
A berinjela é rica em vitaminas A, C e no complexo B, que ajudam a melhorar a visão e as defesas do corpo. Além disso, é um alimento com pouca gordura, rico em água, e sua casca tem substâncias que ajudam a prevenir o câncer.
"O fruto auxilia na redução da gordura da barriga, pois regula o intestino e diminui o colesterol", diz a nutricionista Eliane Collis.

Por que a berinjela faz bem?
Uma dieta ideal prevê a ingestão de 25 a 30 g de fibras diariamente. "E a berinjela é ótima nesse sentido, pois possui altíssimo teor: uma unidade de 150 g tem cerca de 4,35 g só de fibras - sem contar os outros benefícios".Confira todas as vantagens dos dois tipos de fibra que fazem parte do alimento:

Fibras insolúveis
Presentes principalmente na berinjela crua, "elas demoram mais para serem eliminadas do estômago, o que adia a sensação de fome", esclarece a nutricionista Claudete Nyarady. Resultado: você acaba comendo menos e, assim, ingere menos calorias.

Fibras solúveis
São o grande segredo da água de berinjela, já que se soltam do alimento enquanto ele fica de molho. "A água, então, torna-se rica nessas fibras solúveis, que no organismo viram uma espécie de gel capaz de absorver gordura e eliminá-la," afirma a nutricionista Daniella Barbosa.

Mais benefícios do poderoso alimento
1. Tira a gordura do corpo
É que a berinjela tem uma substância chamada saponina, que age como um detergente: quebra as moléculas de gordura presentes no sangue e impede o organismo de absorvê-la.

2. Combate a celulite
O fruto tem substâncias anti-inflamatórias que trabalham para reduzir a celulite, já que os furinhos nada mais são do que uma inflamação nas células, agravada pela ingestão de alimentos gordurosos.

3. Previne doenças
Por ser cheia de compostos fenoicos – substâncias antioxidantes –, a berinjela reduz os radicais livres que atacam as células. Dessa maneira, protege o organismo de doenças como o câncer.

4. Faz o intestino melhorar
As muitas fibras do fruto agem como um laxante natural, regulando o intestino e melhorando a digestão. Assim, o corpo todo fica mais saudável e a barriga a diminui.

>>>>>>>A água que emagrece mesmo!
Corte meia berinjela em cubos. Então, deixe os pedaços de molho em 250 ml de água durante a noite.
As fibras insolúveis se soltarão e tornarão o líquido poderoso! Logo na manhã seguinte, tome a bebida em jejum. E sem coar! "Para variar a receita, bata meia berinjela com meia laranja e beba o suco durante o dia, à vontade", diz a nutricionista Carla Pedroso.

E ainda tem mais... Farinha de berinjela emagrece até cinco quilos por mês!
Benefícios da farinha
Apesar de ser rica em sódio, a farinha pode ser consumida sem problemas por pessoas com hipertensão. Além de ajudar a emagrecer, ela regula o funcionamento do intestino, aumenta a sensação de saciedade, ajuda a reduzir o colesterol ruim e a tratar artrite e reumatismo.

Como consumir?
A farinha pode ser misturada a caldos, sopas, sucos, vitaminas e iogurtes. 
Combinada com uma dieta balanceada, duas colheres da farinha todos os dias ajudam a perder peso. Também inclua em sua alimentação outros alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, por exemplo.

Receita caseira da farinha de berinjela
A farinha pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, mas você também pode fazê-la em casa. Como a berinjela é rica em água, com 1 quilo do legume fresco consegue-se fazer apenas 100 gramas de farinha.
Ao escolher as berinjelas, prefira as de casca lisa, brilhante e sem manchas. Corte-as com casca em fatias finas, coloque-as em uma forma e leve ao forno em temperatura média de 200 °C por duas horas ou até ressecarem e ficarem crocantes.
Depois, triture-as no liquidificador, até obter um pó, e guarde-o em recipiente fechado na geladeira.




Beijão!!!

8 comentários:

  1. Oi Tâmmy gostei da farinha pq a água deve ficar com um gosto mto ruim ...o suco poderia até ser mas me empolguei mesmo com a farinha ...valeu a dica

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. minina bom demais, copiei pra mim já, beringela é tud de bom, eu ando tomando a agua, não é uma delicia mas dá pra aguentar kkkkk vou atras da farinha
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga
    qts informações boas sobre a berinjela
    adorei saber...
    tenha um ótimo FDS
    bjs da Nega

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? te vi no blog de uma amiga e vim te fazer uma visitinha.Adorei o blog!

    Tbm estou na luta pra emagrecer, juntas a gente vai conseguir.

    Dá uma passadinha 'lá em casa'
    depois.

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a dica...
    bjs e bom domingo

    ResponderExcluir
  6. Olha, sempre soube que a beringela fazia muito bem..quando eu era pequena, passava férias na casa de uma tia, que me fazia tomar todo dia um copo de água de beringela (tipo um chá), que guarda todas essas propriedades...ela fazia todo dia e dizia que era o segredo de tudo...
    Essa minha tia tem a pele ótima, é magra sempre...se cuida claro...mas não aparenta a idade que tem, tem uma saúde de ferro...
    Deve fazer bem né
    hahahahaha
    Bjosss

    ResponderExcluir
  7. posso tomar o suco de berinjela todos os dias

    ResponderExcluir
  8. Se eu colocar a berinjela de molho em um litro de agua e tomar um copo em jejum e o restante da agua eu bater com laranja e beber durante o dia vai me ajuda a emagrecer?

    ResponderExcluir