Resultados da minha R.A. e A.F.

Desafio Bethynha Fev/Mar

terça-feira, 1 de março de 2011

Fissura e Compulsão Alimentar

Pesquisa revela origens da compulsão por certos alimentos e como ela pode ser controlada.

Compulsao alimentarNão é nenhum segredo que a dieta pode ser um desafio e a compulsão alimentar (desejo quase incontrolável) por alguns alimentos pode dificultar ainda mais. Por que temos desejos intensos de comer certos alimentos? Embora os desejos de comida sejam uma experiência comum, os pesquisadores têm começado somente agora a estudar os seus mecanismos.
Os psicólogos Eva Kemps e Marika Tiggemann da Univ. Flinders, na Austrália, publicaram recentemente uma pesquisa sobre a compulsão por certos alimentos e como eles podem ser controlados.
     Nós todos já tivemos fome (onde comer qualquer coisa é suficiente para saciar), mas o que torna a fissura por comida diferente da fome é a forma como ela é específica. Nós não queremos apenas comer alguma coisa, em vez disso, queremos chips de batata ou churrasco ou biscoito recheado ou sorvete ou massa ou chocolate. Muitos de nós experimentamos os desejos de comida ao longo do tempo, mas para certos indivíduos, esses desejos podem representar sérios riscos à saúde. Por exemplo, os desejos de comida podem provocar episódios de compulsão alimentar, que pode levar à obesidade e transtornos alimentares. Além disso, a ceder a ânsias do alimento pode desencadear sentimentos de culpa e vergonha.


     Qual a origem dos desejos por certos alimentos? Muitos estudos sugerem que a imagem mental pode ser um componente chave de compulsões alimentares, quando as pessoas desejam um alimento específico, eles têm imagens vivas desse alimento.

     Um estudo mostrou que a força dos desejos dos participantes estava ligado à forma como eles imaginavam vividamente a comida. Imagens mentais (imaginando comida ou qualquer outra coisa) utilizam diversos recursos cognitivos cerebrais. Estudos têm demonstrado que quando as pessoas estão imaginando alguma coisa, eles têm dificuldade de completar várias tarefas cognitivas
.
    Em um experimento, os voluntários que estavam desejando chocolate recordaram menos palavras e levaram mais tempo para resolver problemas de matemática que os voluntários que não tinham o desejo de chocolate. Estas ligações entre os desejos de comida e imagens mentais, juntamente com as evidências de que a imagem mental consome recursos cognitivos, podem ajudar a explicar porque os desejos de comida pode ser tão perturbadores.
    Novas descobertas sugerem que essa relação pode funcionar no sentido oposto: Pode ser possível usar as tarefas cognitivas para reduzir fissuras por alimentos.

      Os resultados de um experimento revelou que os voluntários que tinham desejo por alimento relataram redução da fissura depois de terem formado imagens de locais comuns (por exemplo, eles foram convidados a imaginar a aparência de um arco-íris) ou cheiros (eles foram convidados a imaginar o cheiro de eucalipto).


      Em outro experimento, os voluntários com fissura por um alimento assistiu a um padrão de pontos piscando em preto e branco em um monitor (similar a uma televisão sem sintonia). Depois de ver o padrão, eles relataram uma diminuição na vivacidade de suas imagens de alimentos desejados, bem como uma redução nos seus desejos.
     Segundo os pesquisadores, estes resultados indicam que engajar-se em uma tarefa simples visual parece uma promessa real como método para reduzir desejos por alimento.
     Os autores sugerem que as implementações no mundo real poderiam incorporar a exibição de estímulos visuais semelhante aos experimentos em aplicativos para smartphones, computadores e outros aparelhos portáteis.


Vamos torcer que venha logo, né????  rsrs
Fonte: Science Daily
Dieta das Calorias Negativas

Saiba mais sobre a dieta das calorias negativas

      Essa dieta parte de uma premissa simples, a de que alguns alimentos proporcionam menos calorias do que é gasto para digerí-las, ou seja, esses alimentos possuem calorias porém seu efeito calórico é negativo. Apesar da existência de alimentos que possuem esse efeito calórico negativo não estar comprovada, a dieta das calorias negativas ganhou alguma popularidade.


     Entram nessa categoria os alimentos hipocalóricos e ricos em fibras, que são mais difíceis de digerir. Como se não bastasse tal vantagem, essa turma é ainda carregada de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres responsáveis por toda sorte de doenças.

     Porém, apesar de supersaudáveis, não vale fazer uma dieta só com esses alimentos. O corpo precisa de energia e do equilíbrio entre carboidratos integrais, proteínas magras e gorduras do bem, afirma Vanessa. Então, encare os ingredientes com caloria negativa como facilitadores do emagrecimento e não como as estrelas únicas do cardápio.

     É importante lembrar também que o metabolismo varia de pessoa para pessoa, de acordo com sexo, idade, altura, peso, genética e nível de atividade física. Há os que gastam mais do que outros no processo de mastigar, digerir, absorver, armazenar e eliminar substâncias.


Hortaliças com efeito calórico negativo

aspargobrócoliscenoura          Chicória
couve-florrepolhoalface              Mostarda
cebolaespinafrenabo               Aipo
pepinopimenta vermelha   abobrinha       Agrião
chicóriasalsãoberinjela


Frutas com efeito calórico negativo


grapefruit          limão             Goiaba
mamão              papaya          Pêssego       Melão
morango           tangerina       Melancia      Abacaxi
 Laranja             mexirica       Cassis           Framboesa
amora                preta             Ameixa         Maçã


 Tire proveito das receitas abaixo:
Suco de laranja e agrião
Bata no liquidificador 1 laranja + folhinhas de agrião + 1 colher (café) de gengibre sem casca + 1 copo (200 ml) de água gelada.

Sopa de legumes
Descasque os legumes e leve-os ao fogo junto com os demais ingredientes: 250 g de cenoura + 250 g de aipo + 2 nabos médios + 2 dentes de alho + 1 cebola grande + 1 ramo de ervas aromáticas (salsa, tomilho ,louro) + sal a gosto + água.

Sobremesa de abacaxi
Separe 3 rodelas/fatias de abacaxi e deixe gelar. Regue com o suco de ½ limão, raspas da casca e, por cima de tudo, espalhe 1 colher (café) de gengibre ralado.

Gostei muito desa história de Caloria Negativa...rsrs
Eu só sabia da maçã, minha endócrino há aaanos diz que maçã é um ótimo lanche, por conta dessas calorias negativas. 

Um Beijão!!!

7 comentários:

  1. menina adorei teu post
    essa dieta das calorias negativas é bem interessante, vou copiar pra mim
    bj bj
    escuta a bebe melhorou?? meu filho usou omcilon orobase tb em aftas e sarou logo
    sobre o estagiário, eu vou postar a bagunça q vamos fazer com ele na sexta kkkkk provavelmente coloko algo no findi
    bjim lindona

    ResponderExcluir
  2. Amei teu post, já copii, ótimas dicas!!

    Bjos e uma ótima noite!

    ResponderExcluir
  3. Oie encontrei o seu cantinho pelo da Fefa.... estou ficando por aqui se quiser conhecer o meu :

    http://odesafiodeemagrecerjuju.blogspot.com/

    Aguardo sua visita !!!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. gostei das dicas do sucos hein!
    sobre a alimentação eu já tinha lido.
    as hortaliças e etc...achei otimo tb. show de bola. como é que pode né?
    desculpa nao ter passado antes por aqui tammy, eu tava enrolada no trabalho.
    mas agora tá folgando e to visitando geral.
    bjao.

    ResponderExcluir
  5. querida amiga venho gentilmente pedir para que siga o novo endereço do meu blog
    www.ficandoemforma.blogspot.com
    Pois o endereço da penelope se encontra com problemas de atualização da hora e sera importado para esse novo endereço.
    Peço gentilmente, que passe a me seguir no blog citado acima,até mesmo devido ao sorteio do blog, só vai concorrer quem for seguidora e as incrições se encerram dia 07.03
    espero você no meu novo endereço
    http://ficandoemforma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas no seu blog, adorei!!!

    ResponderExcluir
  7. ai amiga nao sei se todas ne, porque como a bomba la nao ta atualizando vai ficar dose comunicar todas.
    obrigada novamente pelo apoio viu
    beijokas

    ResponderExcluir